Anónimo a 28 de Julho de 2011 às 14:50
Boa tarde,

Não sei de quem se trata e ao que parece tem muitas razões de queixa em relação à Testemunhas de Jeová.
É pena que não saiba bem daquilo que fala e que passe uma imagem errada da organização.
É verdade que algumas das coisas que enumerou são "desaconselhadas", mas muitas outras há que não são minimamente verdadeiras.
Sou Testemunha de Jeová e namorei e casei com "um não crente". A religião não me "caiu em cima" e o meu marido é sempre muito bem acolhido por todos.
Isto é apenas um exemplo de algo errado que transmitiu, mas existem várias outras coisas!...

Justiceiro a 29 de Julho de 2011 às 18:23
Boa tarde cara anónima

Ao contrário do que afirma, nada tenho contra as Testemunhas de Jeová. Tenho sim repulsa pelas doutrinas Jeovistas criadas por homens como você e eu, que não são e nunca foram “inspirados por Deus” (como gostam de apregoar). Enoja-me ver como os líderes da seita (o Corpo Governante), controlam a vida de 7 milhões de fiéis obrigando-os a obedecerem cegamente a regras sem nenhum fundamento bíblico…

Não tenho por hábito escrever sobre assuntos que não domino. Não é meu costume “falar só por falar”. Se a “religião nunca lhe caiu em cima”, como diz, é porque tão simplesmente a senhora não era oficialmente uma Testemunha de Jeová. Como deve de ter conhecimento, só após o baptismo é que será considerada uma Testemunha de Jeová e só depois disso é que é obrigada a consentir todas as regras de conduta…

No livro “Prestai Atenção o a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho” (escusa de procurar tal livro na sua biblioteca, porque o mesmo é apenas e exclusivamente para uso pessoal dos anciões-pastores!) na página 132, expõe o seguinte:

“Casar-se com descrente é contrário aos princípios bíblicos.
(Deut. 7:3, 4; 1 Cor. 7:39; 2 Cor. 6:14,15) Caso um cristão dedicado e baptizado case-se com descrente, isso resultaria na sua desqualificação para todos os privilégios especiais, por ora”. (1 Tim. 3: 2, 4, 5, 12,13; w82 15/9 pp. 30-1)

Não sei se verificou o pormenor do “por ora” que é o mesmo que dizer que essa conduta poderá levar a desassociação (expulsão) …

Quanto aos “outros assuntos” que diz ser mentira, como deve compreender, terá de provar a afirmação de tais palavras. Habituei-me ao longo dos tempos, sempre que as crenças das Testemunhas de Jeová são postas em causa, ouvir as mesmas argumentarem que tudo o que se diz delas é simplesmente falso. Tente para a próxima argumentar de forma valida sem insinuar que eu uso a mentira para denegrir a imagem das “inofensivas” Testemunhas de Jeová…


Anónimo a 7 de Agosto de 2011 às 22:52
Proibido celebrar a páscoa – Como saberá, as Testemunhas de Jeová têm a sua própria “celebração”.
Proibido ser voluntário em qualquer tipo de organização humanitária ou mesmo contribuir para essas mesmas organizações – Proibido contribuir para organizações humanitárias?!... Desde quando?
Proibido assistir as reuniões de turma – Eu também andei na escola e nunca aprendi que era proibido assistir a reuniões de turma!...
Não é proibido, mas é desaconselhado seguir estudos superiores – Se fosse assim tão desaconselhado, não haveria nas filiais das Testemunhas de Jeová (e na própria sede), médicos, advogados, enfermeiros...
Proibido divorciar-se, a não ser em caso de adultério – sempre aprendi que esse era o único motivo que dava “direito” a novo casamento, mas que maus tratos ou falta de provisão de sustento à família por parte do chefe desta também poderia ser considerado motivo para tal.
Proibido atirar arroz em casamentos - ?? Já fui a “n” casamentos e sempre se atirou arroz e até pétalas de flores...
Proibido dizer quando alguém espirra "Deus te abençoe" ou "viva " etc. – Eu nunca usei nenhuma dessas expressões, mas não por causa da religião... Uma vez tive uma professora que corrigiu um colega que disse isso a um outro que espirrou. Ela justificou (e devo salientar que a senhora não era Testemunha de Jeová) que essas expressões não se deveriam usar pois eram expressões usadas aquando da gripe Espanhola e quando eram usadas era porque a pessoa estava a morrer. Ao que parece não são só as Testemunhas de Jeová que não usam expressões desse tipo!...
Proibido associar-se regularmente com não crentes - ?? Então as Testemunhas de Jeová que têm familiares descrentes não se podem associar com eles!...
Proibido processar outra Testemunha de Jeová - Se houver motivo para tal... quem impede?!...
Proibido namorar com um não crente - Eu namorei.
Proibido casar com um não crente - Eu casei.
Proibido entrar em igrejas quando estiver a decorrer alguma cerimónia religiosa - Eu entrei e assisti, no funeral do meu tio. Ai de alguém que me dissesse para não o fazer!...
Proibido assistir a uma cerimónia fúnebre de uma outra religião - Como disse antes,... eu assisti... infelizmente!... :(
Proibido estudar outros artigos religiosos, a não ser apenas os editados pela seita. Proibido ler informações contraditórias às doutrinas da seita. Proibido questionar qualquer doutrina do movimento - Em relação a estas três observações,... gostava de saber quem proibe de questionar o que quer que seja onde quer que seja!...
Proibido associar-se com vizinhos “do mundo” (leia-se que não pertencem a seita) - Tenho vários amigos. As Testemunhas de Jeová não vivem numa redoma de vidro.
Proibido usar t-shirts de clubes de futebol ou mesmo da selecção - ?? Até anciãos já vi usarem!...
Proibido ser fã de algum artista (seja ele actor, cantor etc.) - As Testemunhas de Jeová também vão a concertos!...
Proibido ter pósteres de algum ídolo - O que é proibido é idolatrar seja o que for ou quem for.
Proibido certas posições no acto do coito. Proibido o sexo anal e oral - Isso é algo do foro íntimo de qualquer casal!...
Proibido o homem cumprimentar outra mulher com um beijo na face (mesmo no seio da seita) - ?? Não é habitual, mas não é proibido.
Proibido ver filmes de terror - Se não gostar deles...
Proibido o homem pintar o cabelo - ?? Desde quando alguém tem de dar satisfação sobre isso a outro? E se é proibido para o homem, porque não é para a mulher?!... Mas por acaso até já vi "servos ministeriais" e "anciãos" com cabelo pintado.
Proibido usar barba - Isso não é de todo verdade. Barba e bigode já vi vários membros das Testemunhas de Jeová usarem.
Proibido ser cantor/a. Proibido ser actor/a. Proibido ser bailarino. - Isso não é proibido,... apenas desaconselhado, uma vez que essas profissões não se adequam muito com a rotina das Testemunhas de Jeová (pregação, reuniões...)
Proibido dar entrevista falando em nome das Testemunhas de Jeová, sem autorização dos superiores da seita - Já vi várias pessoas serem entrevistadas e não me consta que tivessem sido chamadas à atenção por isso.

Sim, eu era e sou batizada. O meu marido, logicamente que não era, pois se assim fosse não era "descrente".
Também não falo do que alo de factos!...
Cumps

Justiceiro a 8 de Agosto de 2011 às 05:18
Onde estão os factos? A senhora apenas limita-se a dizer que tudo é mentira, sem sequer provar nada factualmente. Tentarei não responder da mesma maneira que a senhora, de maneira sucinta, muito evasiva e vazia de conteúdo… Ao contrário de si, procurarei usar argumentos mais credíveis!

Quando falo em Páscoa, quero referir-me ao convívio familiar, pois como sabe essa data é normalmente usada pelas famílias para se reunirem e isso é coisa que as Testemunhas de Jeová não fazem.

Diga-me uma Testemunha de Jeová que já tenha servido como voluntária em alguma organização humanitária. Só quero uma… E não use o argumento que elas o fazem através da sua organização, porque isso é uma resposta falaciosa…

Eu também andei na escola e sei o que vi e o que assisti. Actualmente tenho pessoas amigas professoras, que me relatam o absurdo que chega a ser o comportamento dos pais Testemunhas de Jeová. Os mesmos vão até ameaçar os professores com processos se esses obrigarem os filhos a participarem em certas tarefas da turma… Como saberá a educação duma criança filha de Testemunhas de Jeová, nada tem de normal e para si que gosta de fazer crer (ou até mesmo acredita) o contrário, aconselho-a a ler isto: http://otalho.blogs.sapo.pt/35273.html

Quanto aos estudos superiores e porque não me apetece estar a procurar nas vossas publicações, deixo só este pequeno vídeo, filmado numa assembleia: http://www.youtube.com/watch?v=wyomVqsa99k Costuma-se dizer: uma imagem vale mais do que mil palavras!

Não sou a favor do divórcio ao mínimo problema que apareça, mas querer que o divórcio apenas seja consumado só em caso de adultério parece-me no mínimo opressivo. Quantos casais embora não tenha havido traição, sentem-se infelizes, mas, por imposição de uma crença, são obrigados a viver toda uma vida com alguém que não amam. Porque não se divorciam? A Senhora respondeu a minha afirmação: é proibido.

Proibido dizer quando alguém espirra "Deus te abençoe" ou "viva " etc… “Eu nunca usei nenhuma dessas expressões”, disse a Senhora… Porque não o faz? … Respondeu a minha afirmação, ou seja, é proibido… Simplesmente não é recomendado e tenta contar uma história sem nenhum nexo ensinada no meio Jeovista.

Quanto a atirar arroz: Já alguma vez foi a um casamento de alguma Testemunha de Jeová que tenham atirado arroz? Eu próprio já fui a inúmeros casamentos Jeovistas, e nunca, repito, NUNCA vi ser lançado arroz. Igual a sua história dos espirros (!), as Testemunhas de Jeová dizem que lançar arroz no casamento é de origem pagã e tal ritual tem como significado o desejo de dar sorte, felicidade e prosperidade aos noivos (tudo o que não se pode desejar no meio da seita). Mas poderá ler a Sentinela de 01/04/65, página 223, que diz: "Visto que tal costume ocorre nos casamentos do mundo e é simplesmente um costume tradicional do paganismo, não seria considerada conduta santa, e deve ser assim eliminado dos casamentos cristãos."

É claro que é proibido vocês conviverem com pessoas não crentes. Se tal afirmação não fosse verídica, o porta-voz da organização, Pedro Candeias, não proferia estas tão “lindas palavras”: “quem anda com pessoas sábias torna-se sábio, mas irá mal aquele que tem tratos com os estúpidos”, referindo a convivência com não crentes. (isto também serve para vizinhos etc. Enfim, para todos os não crentes) (http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/217994).


De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres