deixar comentário
publicado por Justiceiro, em 23.01.11 às 19:43link do post | favorito

 

 

 

“O ridículo é a única arma que pode ser utilizada contra proposições ininteligíveis. As ideias devem ser nítidas antes de a razão poder agir com base nelas, e nenhum homem alguma vez teve uma ideia nítida acerca do que seja a trindade”  Thomas Jefferson.

 

Pensando nestas palavras, perguntei-me afinal quantos deuses fazem parte da “misteriosa” Santíssima trindade. Temos então um deus em três partes, ou um, três em um!? A Enciclopédia Católica esclareceu-me essa questão, o que constitui uma obra-prima de raciocínio teológico apurado:


"Na unidade do Divino existem três Pessoas, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, sendo todas verdadeiramente distintas umas das outras. Assim sendo, e nas palavras do credo atanasiano: “O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus, e no entanto não existem três Deuses, mas sim um Deus.”

 

E se isso não fosse suficientemente claro, a mesma enciclopédia cita São Gregório, teólogo do século III:

 

"Nada existe, portanto, na Trindade que seja criado, nada que seja sujeito a outrem: nem existe nada que seja acrescentado como se não tivesse existido anteriormente, mas antes houvesse sido introduzido mais tarde: por isso, o Pai nunca foi sem o Filho, nem o Filho sem o Espírito Santo: e esta mesma Santíssima Trindade é imutável e para sempre inalterável."

 

Sejam quais foram os milagres que valeram o cognome a São Gregório, não foram com certeza milagres de pura lucidez...


sinto-me:

FireHead a 31 de Março de 2012 às 20:28
Não sei onde está a confusão.
No livro do Génesis, Deus antes de fazer o homem disse "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança". Ora, "façamos"? A "nossa imagem e semelhança"? Estaria Ele a falar com quem para usar o "nós" se o homem ainda não tinha sido criado?
Cristo nos Evangelhos afirma Ele próprio ser Deus com o Pai. Quando Filipe Lhe perguntou para mostrar o Pai, Ele perguntou "Há quanto tempo estais comigo e ainda não me vistes?"
Numa outra passagem Cristo disse: "Eu e o Pai somos só um".
Deus Pai gerou Deus filho antes de todos os séculos. Por isso que Cristo disse assim: "Antes de Abraão ser, eu sou sou".
Também São Paulo, na sua carta aos filipenses, começa por referir que a Cristo não se fez valer pela sua igualdade com Deus e se fez homem.
A Santíssima Trindade é um mistério. Significa que Deus tudo pode e pode ser Um e simultaneamente Três. Assim se explica de forma maravilha a Sua omnipotência, omnisciência e omnipresença.
As Testemunhas de Jeová são a única seita de todas que se afirmam cristãs que não acreditam na Trindade. O facto de não estar escrita a palavra "Trindade" na Bíblia não significa que Ela não exista, pois muita coisa não está na Bíblia e isso não quer dizer que o que nela não está escrito não significa que não existe. A palavra "encarnação" também não está na Bíblia e qualquer cristão que se preze acredita que Deus encarnou.

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
22

24
25
26
27
28

30
31


pesquisar
 
PlanetaPortugues: O motor de busca de Portugal


.

Assista ao documentário

"O Mundo Perfeito de Jeová"

clicando em baixo